Quando têm de ler coisas como estas:
Esta campanha Agros Chocolate reflete a atitude positiva da marca para com os hábitos atuais dos consumidores mais jovens, indo ao encontro dos seus interesses, como os videogames, mas lembrando, simultaneamente, que os videogamers mais respeitados e mais bem-sucedidos também têm hábitos saudáveis e só dessa forma conseguem estar concentrados e ultrapassar novos desafios que vão surgindo!
Reforçando o engagement com estes jovens consumidores, cada vez mais tentados a consumir bebidas refrigerantes, de baixo valor nutritivo, Agros Chocolate encontra no Youtuber Miguel ‘Feromonas’ o embaixador genuíno e credível para relembrar as novas gerações da importância de manterem hábitos de consumo de leite.
Isto é bullshit, é banha da cobra. Isto é tratar o público em geral e os consumidores do produto em particular (dos dois produtos neste caso) como perfeitos anormais. Sempre me chatearam os programas infantis onde os apresentadores insistiam em falar às crianças como se estas fossem seres acéfalos ou, no mínimo, com graves problemas de compreensão. Esta campanha, e principalmente a sua "justificação", faz-me lembrar esses tempo. Sabem, revolta-me o estômago, dá-me náuseas.
Não sei que agência teve esta brilhante ideia. Talvez (espero) tenha sido o departamento de marketing da Agros, mais concretamente o filho de um senhor ou de uma senhora do dito departamento que se lembrou desta brilhante parceria. E pela qualidade fantástica do conceito utilizado, o velho "eu tenho um segredo e já to conto... mais daqui a pouco." deve ter sido o filho do senhor ou da senhora que também fez a estratégia da campanha.
Bem, sem mais demoras, a campanha "O Segredo do Feromonas" da Agros:
Teaser:
Revelação:
Análise:
Bem, por onde começar? Pela não ideia? Pela péssima estratégia? Pelo amadorismo total em todas as frentes? Ok, vamos lá.
Então, a Agros é uma marca cuja presença online não existe. Não tem canal no Youtube, tem uma página web que ainda funciona com flash e é completamente inoperativa e, segundo pude verificar (peço correcção porque até isto me parece mau demais para ser verdade), não tem página no Facebook. O que isto me diz é que a Agros é uma marca presa ao passado e à forma de fazer publicidade do passado. Diz-me isso e a forma como toda esta campanha foi (mal) planeada.
Começaram com uma choruda campanha offline, porque se há forma certa de impactar os putos com publicidade é espetar-lhes com mupis no meio da rua. Imagino as cuequinhas molhadas da malta do marketing da Agros quando disseram que iam ter mupis na rua. Mas essa até dou de barato pela sua estranheza. É que era uma ideia tão estúpida que até podia funcionar. E sempre põe a malta menos "cool" a coçar a cabeça a tentar perceber em qual das Quintas das Celebridades entrou o tal de Feromonas. A foto não é má, a pós-produção da imagem está ok mas caramba, mupis a remeter para algo que é puramente online? A isto chama-se gastar dinheiro porque sim.
E falando do brutal trabalho online? Ui!
À parte do vídeo no canal do Feromonas que metade dos seus subscritores viram (perto de 1 milhão de pessoas) que mais fizeram? Fizeram manguitos foi o que fizeram. Uns YoutubeAds aqui e ali, certo? Porque contaram com o poder incrível do Feromonas, esse génio da publicidade. E assim se fez a fase teaser de uma mega-campanha online. Com manguitos e um Feromonas que mal consegue dizer o texto. Ainda usam fita para filmar as merdas ou o gajo simplesmente estava com demasiada prisão de ventre e não conseguiam um take melhor?
Mas o melhor estava para vir com a revelação. É que para a revelação, bem, vocês não se pouparam, hein? É que foi tiro no pé atrás de tiro no pé. Para começar, nem o próprio Feromonas devia saber o que tinha de fazer, e aqui, muito provavelmente, porque lhe devem ter dito o típico "tu que és o gajo das internetes, faz aí umas cenas engraçadas para a miudagem que envolva a marca e 'se bem dread, tipo mega-naicer yah?!" e digo-vos, como era de esperar, calhou cocó. Mas o melhor, a cereja no topo do bolo é que vocês, a marca, ou pior, a agência, nem sequer se deram ao trabalho de controlar a forma como o vídeo iria aparecer no canal do Feromonas, que assim por acaso era só o único canal em que isto, sabem, a vossa campanha, ia aparecer. Então amigos, num vídeo que vocês estão a pagar, as únicas merdas que aparecem na descrição, tipo, aquele local onde vocês poderiam ter exigido que o homem escrevesse qualquer coisa acerca da marca, da parceria, whatever, vocês deixam em branco. Esqueceram-se ou nem sabiam que aquilo existia? Já alguma vez tinham ido ao Youtube? E o que é que acontece? O óbvio. O Feromonas fala de tudo menos de vocês. Acham que ele dizer "sou o maior fã da marca." resolve alguma coisa? Isto basta-vos? Foda-se, por metade do que pagaram ao Feromonas eu ando todo nú pelo país inteiro (e se bancarem a conta, pelo estrangeiro) com uma placa em formato de pacote de leite a dizer o "eu sou o maior fã da marca", Posso não ter 2 milhões de seguidores mas prometo que a Agros será a marca mais falada de sempre.
É que não sei se repararam nisto mas vocês, ou seja, quem está a pagar, não existem na vossa própria campanha! Aparecem no vídeo, ok, mas e é isso? É só isso. Ou melhor, é só aquilo? "Tenho um desafio com pacotes de leite. Bebam leite. Se puder ser Agros era fixe." Foda-se malta. Mais valia terem feito um spot Tv para os visionamentos que o vídeo tem e o interesse que gerou a bela merda da revelação. Os comentários são maioritariamente neutros e do milhão de pessoas que viu o teaser, a maioria topou que ia calhar cocó e borrifou-se.
Ah! Mas estava a referir-me à cereja no topo do bolo e já me ia esquecendo do melhor de tudo. Então, o melhor de tudo é que a marca e a agência nem sequer tiveram o cuidado de informar o Feromonas que não é cool monetizar vídeos que lhe estão a ser pagos, ainda para mais quando é suposto ter uma mensagem dita "saudável". Isto foi o Pre-roll que me apareceu antes do vídeo revelação do Segredo do Feromonas:
Fantástico!
Diagnóstico:
À Agros, o Dr. só pode recomendar que arranje uma agência como deve ser. E que para a próxima, deixem o miúdo falar mas não o deixem fazer uma campanha sozinho que ele só tem 8 anos e não pesca nada de marketing ou de publicidade.
Aos criativos que ajudaram a fazer isto, porque quero muito acreditar que foi (tal como a campanha do Jumbo) o departamento de marketing da Agros populado por cadáveres putrefactos que teve esta ideia fantástica, o Dr. recomenda que acabem o vosso estágio não remunerado e mudem de vida. Ou pelo menos de agência.
E ao Feromonas, o Dr. deixa a seguinte mensagem: foi muito bem jogado essa de receber da Agros e fazer uma perninha com a Knorr. Do caralho amigo. Do caralho.
E ao Feromonas, o Dr. deixa a seguinte mensagem: foi muito bem jogado essa de receber da Agros e fazer uma perninha com a Knorr. Do caralho amigo. Do caralho.
Adoro ler os comentários dos treinadores de bancada.
ResponderEliminarEles sabem tudo. Do treinador ao massagista, passando pelo ponta de lança ao guardaredes, sabem tudo sobre contratações e estratégia. Naturalmente, se fossem eles a mandar, a escolher, a treinar, etc, o clube deles era sempre campeão de todos campeonatos, taças e etc. De igual modo, entre publicitários...